quarta-feira, 27 de julho de 2011

ACNAC 2011 | recomendações

Uniforme

O grupo vai estar na maior actividade nacional realizada até agora e todos sabemos a importância da imagem. É o nosso cartão de visita!

Por isso pede-se aos escoteiros que levem o seu uniforme em condições e o usem com brio.

Relembramos que o uniforme é constituído por botas de caminhada, meias de escoteiro (com meia de algodão/caminhada por baixo), jarreteiras, calção, cinto com fivela associativa, t shirt oficial/escotista/lisa (por esta ordem de preferência), camisa com os distintivos (listel, insígnia associativa e do escotismo mundial, distintivo de localidade, de progresso, de cargo e das especialidades), lenço , chapéu de escoteiro/quico e agasalho castanho.

Todos os restantes distintivos estão desactualizados (muitos deles são para ser usados só durante 1 ano) e portanto devem ser descosidos. Não queremos “porta-caricas”!

Em actividade será usado uniforme de campo (t-shirt escotista, calção, lenço , meias de escoteiro e chapéu).

Levar umas botas novas pode revelar-se uma péssima opção... Habitualmente multiplicam-se as bolhas! Se tens umas botas novas usa-as o máximo que puderes antes da actividade.

Pede-se que cada escoteiro leve, pelo menos, 3 t-shirts oficiais (azul escura com a marca “Escoteiros de Portugal”), sendo que as restantes poderão ser outras t-shirts escotistas ou, em falta destas, t-shirts lisas, preferencialmente de cor branca ou azul escura. Não queremos escoteiros com t-shits da Hello Kitty ou dos festivais de verão...!

Quanto a cabelos, espera-se que os compridos andem apanhados e que, caso tenham penduricalhos capilares, os prendam também...! Unhas... Rentes e sem verniz, por favor...! Uma bonita e comprida unhaca vermelha fica assustadora ao fim de 7 dias de actividade intensa... Poupem-nos a visão! J

Adereços ao mínimo, por favor... Se não se vê antebraço é sinal que tens pulseiras a mais! Tira todas as que puderes. Brincos curtos e discretos, de preferência só no lóbulo da orelha, por razões óbvias de segurança.

Se não se vê a ponta do teu lenço... Tens anilhas a mais! Guarda-as na mochila e leva-as para trocar como souvenirs.

O chapéu, vulgo BP, faz parte do uniforme e vai ser realmente importante quando estiveres a gramar com o sol do meio dia no Caramulo. Leva-o! É melhor um pequeno/com buracos/mole do que nenhum.

Haverá uma loja escotista em campo com quase tudo, senão mesmo tudo o que a de Lisboa tem. Se te faltar alguma peça no uniforme poderás adquiri-la por lá. Não te esqueças é de levar dinheiro, que não vendem fiado! ;)


Os preços do material estão em http://www.escoteiros.pt/smu/index.php.


E não se esqueçam... Há escoteiros que não vão e a quem poderão, eventualmente, pedir algum material emprestado. “O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros”


Documentos de Identificação

Todos os elementos devem possuir documentos de identificação e de acesso aos serviços de saúde e entregá-los ao dirigente de divisão no dia de partida. Fotocópias não são substituto.


Contactos, telemóveis e afins

Os escoteiros poderão levar telemóvel para a actividade, mas este deverá estar sempre desligado, com excepção de uma urgência ou para contacto com os pais, que ocorrerão na segunda (01/08), quarta (03/08), sexta (05/08) e domingo (07/08) das 19h às 21h. Agradecemos a compreensão dos pais, dado que os telefonemas fora do estabelecido não só perturbam o normal funcionamento da actividade como poderão ter efeitos mais negativos nos mais pequenos (as saudades rebentam ainda com mais força...!). Vai tudo correr bem e caso ocorra algum tipo de contratempo asseguramos que serão informados tão rapidamente quanto possível.
Usando o senso comum é fácil perceber que os telemóveis têm bateria finita e que quanto mais forem usados, menos tempo durarão.


Tentaremos dar algumas notícias via web. Procurem no facebook da actividade (http://www.facebook.com/acnac) ou do grupo (http://www.facebook.com/profile.php?id=100000137075064).


Visitas ao AcNac

Os pais poderão efectuar visitas exclusivamente no dia 6, das 15h às 19h, sendo que não poderão aceder aos campos das divisões, mas apenas às zonas comunitárias e à Feira das Regiões.


Material

É uma actividade de Verão e como tal é muito importante que tragam um cantil (min 0.75L), mas também agasalho quente para a noite. Ah, e um impermeável! Não seria a primeira vez que S. Pedro nos pregaria uma partida...!


Regras de campo

Os escoteiros deverão sempre respeitar o código de campo da AEP (http://caderno122mirasintra.blogspot.com/2009/06/codigo-de-campo-da-aep.html) e as indicações que qualquer dirigente de qualquer grupo vos dê.

Sem comentários: